Participação popular norteia a 6º Conferência Municipal de Saúde de Porto Seguro

Redação/BAHIA DIA A DIA - 01/09/2017 - 13:47
Link

"Saúde Pública em nossa cidade: garantindo o acesso com qualidade", este foi o  tema da 6º Conferência Municipal de Saúde, em Porto Seguro, que teve abertura oficial na manhã de quinta feira, 31/08, no Centro de Cultura, com público presente de mais de 250 pessoas. O evento, realizado pela Prefeitura, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, aconteceu durante todo o dia, destacando-se pela participação popular democrática, reunindo movimentos sociais, comunidade, usuários, trabalhadores de saúde, prestadores de serviços e gestores, que discutiram e sugeriram relevantes propostas para formulação do Plano Municipal de Saúde para os próximos 4 anos.  

Solenidade de abertura

Como forma de boas vindas, os conferencistas foram recebidos com apresentações culturais do Coral mais Educação, da Escola Monteiro Lobato, formado por crianças, que encantaram o público. A secretária de saúde, Edna Alves, representando a prefeita Cláudia Oliveira, acompanhada da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jeane Medeiros, que presidiu a conferência, receberam à mesa diretiva composta pelos vereadores Bibi Ferraz, Dilmo Santiago e Geraldo Contador, contando com a presença da representante da base operacional da SESAB, Maria Aparecida Ribeiro.

Em seu pronunciamento oficial, a secretária Edna Alves, que palestrou sobre a rede SUS e financiamento, descreveu a singularidade em oportunizar o exercício da democracia participativa, de diferentes segmentos sociais, através da 6º Conferência Municipal de Saúde. "Hoje é o dia de ouvir e sugerir deliberações importantíssimas, tendo a integração dos cidadãos como fórum de debate, em diversos segmentos da sociedade, com a finalidade de avaliar e nortear novas diretrizes da política pública de saúde ofertada pelo SUS em nossa cidade, definindo e priorizando propostas que fomentarão melhorias diretas no conceito mais amplo da saúde, como qualidade de vida", afirma.

Estrutura

Subdivididos em 4 eixos temáticos, definidos por: "O desafio da Atenção Básica para integralidade da saúde da família";  "Média e Alta Complexidade: Dialogando com as redes de atenção à saúde";  "Vigilância, proteção e promoção em saúde"; "Gestão do trabalho, educação em saúde e controle social: Estratégias para fortalecimento do SUS" , os conferencistas discutiram propostas, que posteriormente foram apresentadas à plenária final, seguida de votação.

“A partir do momento em que a sociedade participa do processo de avaliação e construção da política de saúde desenvolvida em Porto Seguro, cooperando com a discussão de propostas, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde, que é universal. Nesse sentido, a 6 conferência prioriza que todos exerçam sua voz e voto, no intuito de aperfeiçoar o projeto de saúde em prol da sociedade”, enfatiza a presidente do Conselho Municipal, Jeane Medeiros.

 

MAIS NOTÍCIAS