Desenvolvimento da cultura cafeeira é destaque na abertura oficial

Caio Frederico - 05/08/2017 - 00:39
Link

Desenvolvimento da cultura cafeeira é destaque na abertura oficial. (Foto: Luciano Pereira)

A abertura da 11ª Festa do Café Conilon de Itabela, aconteceu, nesta sexta-feira (4) às 18h, no Rotary Club da cidade, local onde está localizada a feira de agronegócios. A festa do Café Conilon deste ano está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Itabela e pelo Sindicato dos Produtores Rurais (SPRI).

A abertura do evento teve a presença de membros representantes da CNA - Agricultura e Pecuária do Brasil, da Comissão Nacional do Café, do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela (SPRI), Deputados Federais, Estaduais, e de produtores de café.

Luciano Franscisqueto, disse que evento é um marco na cultura de Itabela. (Foto: Luciano Pereira)

Para o Prefeito de Itabela, Luciano Franscisqueto,  a cultura do café precisa crescer.  “Com a realização desta festa o comércio vende, a cidade fica cheia alegria e os produtores se sentem incentivados. É uma honra contribuir para que a festa não perca a tradição. É nosso dever manter ela acontecendo todos os anos e crescendo mais e mais.”, disse o Prefeito de Itabela.  

Cafeicultura
 (Foto: Luciano Pereira)


A importância da cafeicultura na região é facilmente compreendida quando se observa os dados de produção mundial do café. Segundo a USDA - United States Department of Agriculture -, em português: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil é o principal produtor de Café do mundo. Em 2016 o país foi responsável pela produção de 49,40 milhões de sacas/60kg. O segundo colocado é o Vietinam com 29,30 Milhões de Sacas/60kg.  A Bahia está entre os estados que mais produzem, e Itabela é o maior produtor de café da Bahia. 

A Festa

A Festa do Café Conilon, inicialmente, foi criada apenas para comemorar a colheita do café. Porém, com o passar do tempo, o empenho dos produtores rurais, a tornou  a maior festa de cafeicultura da  região.  Considerada, atualmente, uma das principais feiras de tecnologia agrícola, traz aos produtores de café as mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio, além de palestras com profissionais especializados na cafeicultura. 

Abrir

Galeria de Fotos

MAIS NOTÍCIAS