Programa Lidera Turismo é lançado na Costa do Descobrimento
A proposta é que com bases sustentáveis e estímulo de ações de desenvolvimento local e regional, o programa proporcione a construção de um ambiente favorável ao fortalecimento do setor

Sebrae - 07/03/2016 - 00:25
Link

“Uma alternativa viável para fortalecer o turismo sustentável”. Foi assim que o Secretário Municipal de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Fernando Oliveira, traduziu sua expectativa com o Programa Lidera Turismo, lançado no dia 4 de março, em Porto Seguro.

O programa desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério de Turismo pretende desenvolver uma agenda estratégica de ações pra fortalecer toda a cadeia do turismo nos municípios de Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Coroa Vermelha e Santa Cruz Cabrália.

Na ocasião, lideranças do turismo, representantes do setor público e privado, como associações, entidades, órgãos públicos e empresários conheceram a proposta da iniciativa, que tem como objetivo desenvolver uma visão sustentável, gestão empreendedora, direcionamento estratégico, economia da experiência, entre outros aspectos. Por meio de seis encontros coletivos, realizados a cada 15 dias, a fim de identificar demandas, discutir estratégias de soluções e desenvolver plano de ação.

Para o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, o evento foi um passo importante para a consolidação do turismo de alto nível, onde às lideranças se preocuparam em ouvir, para aprender mais e discutir como aprimorar sua economia. “Aqui se inicia uma trajetória para construção de uma base para um mercado diferenciado”, destacou.

Os presentes conheceram ainda o case de sucesso do empresário Marcelo Carrasco, dono de uma pousada e pizzaria em Penedo, no Rio de Janeiro, onde o programa piloto foi desenvolvido e já deu resultados, tornando as empresas da região mais competitivas.

A palestra com o tema “Inspirações mundiais de boas práticas na gestão do turismo”, ministrada pelo responsável dos projetos estratégicos da Fundação Barcelona Media, Pere Muñoz, um dos principais centros mundiais de inovação, no âmbito da comunicação, cultura e turismo, foi outro ponto importante abordado na noite. O palestrante trouxe inovação e geração de felicidade aos turistas, como principais fatores para fidelização dos mesmos ao destino.

MEDE
A coordenadora estadual do projeto de Turismo do Sebrae, Ana Almeida, também esteve presente no lançamento do programa e abordou o Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), que se trata de um atendimento especializado do Sebrae Bahia, composto por um conjunto de atividades para orientação e aperfeiçoamento da gestão com foco em resultados mensuráveis e aumento da competitividade.

“O Programa Lidera Turismo tem o foco no destino, enquanto no MEDE o alvo é a empresa. Através de consultoria e atendimento o objetivo é diagnosticar os gargalos do negócio para buscar soluções e aumentar os resultados”, disse a coordenadora.

MAIS NOTÍCIAS