Um dos vereadores novatos que irá compor a próxima legislatura, Alex Alves Vieira (PRB), deve ser eleito presidente da Câmara de Itabela para o biênio 2017-2018. A chapa foi protocolada nesta quinta (22) e além dele é composta por Dorival do Ouro Verde (PSB), como vice-presidente, Giancarlos (PROS) como 1º secretário e Renaldo Porto (PMDB) como 2º secretário. A chapa denominada “Renovação e Transparência” é a única inscrita até o momento para a eleição da Mesa Diretora. O grupo ainda tem o apoio de mais dois vereadores: Joaldo Moto táxi (PRB) e Renato do Esporte (PROS), somando o total de seis votos, o que tira a chance de qualquer outra chapa.
AO BAHIA DIA A DIA, Alex da Pax, falou da responsabilidade e prometeu que se for eleito vai realizar um mandato diferenciado: “Itabela merece um mandato com transparência e sinceridade com a população, pois fomos eleitos e temos que valorizar esses votos. A chapa “Renovação e Transparência” veio para lutar pelos anseios de todos e ajudar o executivo a fazer uma boa gestão. Tenho a compreensão que temos, na Casa, 11 vereadores escolhidos pelo povo, com uma grande importância e cujas opiniões merecem nosso respeito”.
Apesar de trazer vereadores que integraram a base política do prefeito eleito, o grupo destaca que os nomes foram compostos apenas através de articulações daqueles que visam à transformação. Ou seja, a chapa não tem influência ou escolha pessoal do futuro prefeito. Ela é independente.
O vereador, Giancarlos do PROS que também integrará o quadro de novatos no legislativo, falou sobre o apoio ao grupo: “Formalizamos um grupo de seis vereadores que irão fazer a diferença. O que nos fez aderir a esse grupo são os olhares voltados ao município. Mesmo sendo uma chapa independente queremos trabalhar junto ao executivo e estaremos juntos dentro daquilo que for de interesse da população”.
Eleito para seu terceiro mandato, o Renaldo Porto (PMDB) é apontado pelo grupo por ser o mais experiente e com grande responsabilidade de conduzir os trabalhos à frente da casa. “Vamos fazer uma renovação, não só na câmara, mas em toda a sociedade. Estamos quebrando os protocolos políticos, e estamos fazendo uma presidência sem acordo político e sim por interesse da cidade” disse Renaldo.
Nos bastidores estima-se que outra chapa a ser inscrita é formada por Alencar Arrabal (PP) na presidência, contando o apoio de quatro Edis. De qualquer forma, o número seria insuficiente para uma possível vitoria.