O prefeito de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho (PSC), foi afastado do cargo por determinação da Justiça em decisão nesta quarta-feira (27). O juiz Roberto Costa de Freitas Júnior, acatou o pedido cautelar que acusa o prefeito de atrapalhar as investigações do MPE que investiga por improbidade administrativa.
De acordo com o MPE, o gestor vem impedindo que as testemunhas envolvidas em seu processo prestem depoimento e confirmem a prática de atos improbidade, oferecendo vantagens indevidas às referidas testemunhas e, alternativamente, visando forçá-las a renunciar ao dever de denunciar fatos de que têm conhecimento, intimidando-as com ameaças, bem como perseguindo parentes delas, com demissões, exonerações, transferência de lotação em cargo público e atraso no pagamento de salários.
Ainda segundo a decisão, o afastamento cautelar do prefeito do cargo, é a fim de garantir que a coleta de prova oral na ação de improbidade não seja comprometida e seja alcançada a verdade real dos fatos.
O vice-prefeito, Adelgundes Ferreira Santos (PRB), deverá assumir o cargo até sexta-feira (29).