A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a “Operação Agentes Nocivos”, que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), em Guaratinga. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Eunápolis, nas sedes da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Joana Moura, ambos no município.
De acordo com as investigações, os suspeitos praticavam os desvios mediante a realização de diversos procedimentos médicos e cirurgias hospitalares fictícias. Tais procedimentos não teriam sido realizados, no entanto, teriam sido pagos com recursos do SUS, repassados para o custeio da saúde do Município de Guaratinga, e desviados ilicitamente em benefícios dos investigados.
O nome da operação é uma alusão aos agentes públicos nocivos que causam danos à saúde da população. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa (Art. 2o, Lei 12.850/13) e peculato, previsto no art. 312, do Código Penal Brasileiro.
Em nota, a Prefeitura de Guaratinga informou que está dando total apoio a investigação e que irá aguardar o final da apuração para adotar medidas cabíveis e se pronunciar oficialmente.