Governo federal diz que já tomou medidas sobre ocupação do MST em estação de pesquisa em Itabela

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 10/04/2024 - 19:46
Link

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Ceplac/Mapa) acusa o Movimento Sem Terra (MST) de ocupar, desde a madrugada de terça-feira, (9), o imóvel público Estação de Zootecnia do Extremo Sul (Essul), situada às margens da BR-101 a 12 km do município de Itabela, a 671 km de Salvador. O local desenvolve pesquisas na área agrícola. 

Em nota, a pasta federal informou que já tomou medidas administrativas e legais para que seja mantido o estado democrático de direito, identificados os autores da ocupação e garantidas a continuidade das atividades de pesquisas que estão em execução. Também foi solicitada a preservação do patrimônio físico, do Essul como veículos, equipamentos e insumos atividade experimental, além de 102 bovinos e 18 equinos utilizados nas pesquisas.

A reportagem entrou em contato com integrantes do Movimento Sem Terra (MST), que associaram a ocupação com o início da Marcha Estadual pela Reforma Agrária. A iniciativa tem como objetivo denunciar o latifúndio e agronegócio e apoiar o projeto de Reforma Agrária Popular. Um dos atos inclui fazer o percurso de Feira de Santana a Salvador. Os militantes devem chegar à capital baiana no dia 17. 

Em março de 2022, apoiadores do movimento também ocuparam a propriedade. Na época, cerca de 300 integrantes do MST participaram da ação. 

Estação de Zootecnia está aberta há mais de 40 anos

A Estação de Zootecnia do Extremo Sul desenvolve, há mais de 40 anos, pesquisas nas áreas de seleção de gramíneas e leguminosas forrageiras, formação e recuperação de pastagens, adubação de pastagens, ciclagem de nutrientes em pastagens, manejo de pastagens puras e consorciadas com leguminosas e rendimento animal à pasto.

As pesquisas realizadas e tecnologias geradas visam a incrementar o rendimento da atividade agropecuária por meio da agregação de valor aos produtos e subprodutos, priorizando a sustentabilidade do sistema produtivo e do meio ambiente, e como um instrumento de geração de pesquisa, também auxilia no fomento e na difusão de tecnologias.

Fonte: A Tarde 

MAIS NOTÍCIAS